
Avaliação Neuropsicológica no diagnóstico diferencial de Discalculia
Nossa capacidade de processar informações matemáticas está ligada à uma região do cérebro chamada sulco intraparietal. Acredita-se que problemas na ativação do sulco intraparietal e, consequentemente, com a ativação de outras áreas de apoio das funções executivas, geram os sintomas da Discalculia, um transtorno que se resume à baixa capacidade de manejar números e conceitos matemáticos, semelhante à Dislexia. Os números fazem parte do nosso cotidiano e um problema cognitivo como a Discalculia causa grande prejuízo no processo de aprendizado principalmente das crianças em início de escolarização. A avaliação neuropsicológica testa diversos pontos como: memória de trabalho; capacidade de abstração; atenção; concentração; linguagem; compreensão de quantidades; compreensão de números; contagem e outras habilidades matemáticas. Realizar a avaliação neuropsicológica em crianças com Discalculia com orientação do psicopedagogo ou psiquiatra, auxilia no diagnóstico diferencial para TDAH, ansiedade e depressão ou na confirmação desses fatores associados. Entre em contato caso queira saber mais: http://www.alineluckmann.com.br/pages/contato/
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