Você sabe o que é um relacionamento abusivo? Já vivenciou um? Abordamos esse tema aqui no Instagram e também publicamos no blog um vídeo demonstrando características de um relacionamento abusivo.

Todo e qualquer relacionamento tem seu grau de complexidade. O(a) abusador(a) pode estar dentro de casa, escola/faculdade, trabalho ou partilhando a cama com você. Ouvimos comumente relatos onde os homens são os responsáveis por esses abusos, mas mulheres também podem assumir esse papel. Exemplo disso, pode-se ler a história do britânico Alex Skeel, um jovem que viveu durante 4 dos 6 anos de relacionamento ações abusivas (psicológicas e físicas).

Quais são os efeitos desse tipo de relação sobre suas vítimas?

Ao sair de um relacionamento abusivo pode existir uma sensação de alívio e também de estranho vazio.

Naturalmente adotamos alguns costumes e hábitos das pessoas com quem nos relacionamos, sejam elas amigos, colegas de trabalho, irmãos, pais ou namorados/cônjuges.

Algumas pessoas acabam se isolando após vivenciar uma relação tóxica, deixando de fazer o que gostava e ficando cada vez mais dentro de ambientes onde se sintam seguras, perdendo aos poucos o ritmo de sua própria vida. Para retomar o controle, algumas buscam auxílio de um psicoterapeuta.

Esses abusos trazem consequências físicas (gastrite, ganho ou perda de peso, queda de cabelo) e psicológicas (depressão, ansiedade, baixa autoestima). Com baixa autoestima, a vítima passa a questionar as próprias habilidades, capacidades e até mesmo a criticar sua própria imagem. Como se nunca fosse boa o suficiente para exercer algo ou encontrar um(a) novo(a) companheiro(a).

Nem todo mundo sabe que está vivendo um relacionamento abusivo até situações extremas acontecerem, tal como uma ameaça ou uma violência verbal ou física.

Quem vivencia esse tipo de relação deve saber que não está sozinho(a).

1 Comentário. Deixe novo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu