Avaliação Neuropsicológica

aline-luckmann-background-psicoterapia-neuropsicologia-especialidades-2018

O que é?

A avaliação neuropsicológica é a área da psicologia e das neurociências que estuda o sistema nervoso central (SNC), o comportamento e o funcionamento cognitivo.
Entre as principais frentes de atuação da avaliação neuropsicológica estão o diagnóstico complementar e as intervenções clínicas para diferentes quadros patológicos que decorrem de alterações no SNC.
Também investiga a natureza e o grau de alterações cognitivas e comportamentais, sendo necessária para monitorar a evolução de quadros psiquiátricos e neurológicos.
A avaliação neuropsicológica faz interface com as áreas da psicologia, neurologia, pediatria, geriatria, fonoaudiologia, psiquiatria forense e pedagogia.

Como é feita?

A avaliação neuropsicológica é feita por meio de uma bateria de testes padronizados. Durante a realização dos exames, o neuropsicólogo avalia aspectos como linguagem, atenção, memória, funções executivas, coordenação motora e possíveis alterações comportamentais e de humor.
Com os resultados da avaliação neuropsicológica é possível identificar as áreas preservadas e os comprometimentos neurológicos funcionais que possam dificultar as atividades de vida diárias (AVDs) de um indivíduo, bem como traçar seu perfil cognitivo.

Agende uma avaliação

aline-luckmann-clinica-psicoterapia-neuropsicologia-2018

Quando a avaliação neuropsicológica deve ser realizada?

CRIANÇAS: é necessário solicitar uma avaliação neuropsicológica em casos de suspeita de transtorno de déficit de atenção (TDAH), transtornos de aprendizagem (dislexia, discalculia, disgrafia, disortografia), transtorno de espectro autista (TEA), ou déficits cognitivos intelectuais.

ADULTOS: essa necessidade aparece em casos de TDAH adulto, queixas de falha de memória (déficits cognitivos leves) ou de atenção, transtornos ansiosos, patologias crônicas (esclerose múltipla), depressão, traumatismo craniano (TCE), déficit cognitivo após AVC, déficit associado ao alcoolismo e/ou às drogas; ou para um diagnóstico diferencial em transtornos psiquiátricos ou doenças degenerativas.

IDOSOS: esse procedimento é solicitado em casos de necessidade de diagnóstico diferencial, para identificar se as dificuldades são advindas do envelhecimento ou de demências, como o Alzheimer.

Outras aplicações

A avaliação neuropsicológica também é necessária para o planejamento de programas de reabilitação voltados para as alterações cognitivas, comportamentais e do cotidiano do paciente.
Ao fim desse processo, é possível definir intervenções de reabilitação específicas para cada indivíduo e/ou grupos de disfunções, sejam elas neurológicas, adquiridas, genéticas ou de outra natureza.

Agende uma avaliação

Menu